Como calcular guia complementar de INSS MEI?

Como calcular guia complementar de INSS MEI?

A guia complementar de INSS MEI corresponde ao valor adicional deste tributo que é recolhido para garantir os mesmos direitos previdenciários dos demais contribuintes, podendo ser realizado através do carnê de INSS físico ou da geração das guias no site ou aplicativo do governo. 

O MEI tem a vantagem de recolher apenas 5% sobre o salário mínimo para INSS – R$ 65,10 em 2023 -, independente do valor faturado, tendo acesso a muitos dos benefícios previdenciários concedidos pelo Instituto Nacional da Seguridade Social – INSS. 

Porém, o valor reduzido também traz algumas limitações, como a impossibilidade de utilizar estes recolhimentos para o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição e limitação do valor do benefício ao salário mínimo vigente. 

Para ter acesso a aposentadoria por idade e ter a possibilidade de aumentar o valor da desse e benefícios concedidos pelo INSS, é possível complementar o valor da contribuição do MEI pagando o carnê impresso mês a mês ou ainda realizando o pagamento diretamente em redes bancárias credenciadas. 

Para preencher a guia e efetuar o pagamento, são necessárias as seguintes informações: 

  • Nome completo;
  • Data de vencimento – até o dia 15 do mês seguinte ao da contribuição;
  • Código de Pagamento – 1910 – MEI – Mensal – Complementação 15% (para plano normal)
  • Mês da contribuição 
  • Número do NIT/PIS/PASEP; e
  • 15% do salário mínimo – R$ 195,30 em 03/2023.

É possível adquirir o carnê físico em papelarias ou pela internet e nos casos de pagamento através de rede bancária credenciada é necessário confirmar com o banco sobre os procedimentos e dados necessários para tal.

Para quem pretende um valor maior de aposentadoria, é importante avaliar o histórico de contribuições e as regras de cada modalidade para o conseguir o benefício por idade ou tempo de contribuição. 

Vale ressaltar que nem sempre contribuir com a guia complementar de INSS irá refletir em uma aposentadoria em maior valor ou em menos tempo, por isso é importante buscar auxílio especializado antes de tomar a decisão, evitando gastos desnecessários. 

Fonte: Contabilizei