🚨 ALERTA – IRPF/2024 🚨

🚨 ALERTA – IRPF/2024 🚨

O QUE A RECEITA FEDERAL SABE SOBRE SUA EMPRESA E SUAS MOVIMENTAÇÕES DE PESSOA FÍSICA? COMO FUNCIONA O CRUZAMENTO DE DADOS?

👉 Mensagem importante do seu contador, por favor leia com atenção!

A partir dessas informações, como seu contador, recomendamos mais atenção ao preenchimento de sua declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF e sugerimos que a partir de agora, se ainda não utiliza nossa assessoria, considere realizar seu IRPF/2024 com a equipe Gol Contabilidade, para que possamos analisar suas informações de forma mais técnica e avaliando a situação da Pessoa Física e Jurídica de forma conjunta, a fim de diminuir o risco e evitar situações que possam chamar a atenção da Receita Federal e ensejar o início de procedimento fiscalizatório.

Para saber mais sobre a obrigatoriedade de entrega do IRPF/2024 clique aqui!
🎯 https://forms.gle/smXeSyCgmfQz3oif8

O que mudou ?

Com o atual avanço das tecnologias e inteligências artificiais, bem como com a informatização das obrigações acessórias a Receita Federal vem dia após dia conseguindo realizar uma checagem mais ampla e eficaz das informações prestadas pelos contribuintes e deflagrar as sonegações e não pagamento de tributos.
Você sabia que cada declaração enviada por cliente/fornecedor que mantém relação comercial com sua empresa acaba fornecendo diretamente ao fisco dados sobre a sua empresa, seus rendimentos e operações???
Para exercer esse controle os órgãos de arrecadação, como Receita Federal e as Secretarias de Fazenda dos estados e municípios, através de duas ferramentas poderosas, o T-Rex (supercomputador) e a Harpia (software), rastreiam e cruzam dados de todas as operações envolvendo pessoas físicas e jurídicas em todo o território brasileiro.
Entretanto, a evolução tecnológica abre espaço para que novas estratégias sejam criadas a fim de potencializar o poderio de fiscalização dos órgãos governamentais. Neste contexto, é que o Banco Central introduziu em seu arsenal o “Hal”, um supercomputador com capacidade de processamento muito superior ao dos sistemas alemão e francês, considerados como os mais sofisticados do mundo.
Esse supercomputador, além da capacidade bruta de processamento, está equipado com um software elaborado sob as regras da Inteligência Artificial, e consumiu a maior parte dos R$ 20 milhões utilizados para sua construção.
Basicamente, o Hal trabalha 24 horas rastreando e monitorando as transações bancárias de todas as 182 instituições financeiras no país. Em apenas 4 dias de operação, o Hal criou cerca de 150 milhões de pastas, uma para cada correntista do país, atribuindo aos titulares e seus respectivos procuradores as operações realizadas por cada conta. Tudo isso através do cruzamento das informações baseadas no CPF e CNPJ.
O supercomputador veio somar ao T-Rex e a Harpia. Dessa forma, as três ferramentas cumprem o objetivo de integrar e sistematizar as bases de dados da Receita Federal, dando ao Governo poder para cruzar, instantaneamente, milhares de informações de pessoas físicas e jurídicas em todo o país, ajudando as entidades fazendárias nas tarefas de fiscalização e controle.
Nesse sentido todos têm que ter plena ciência que a Receita Federal hoje está monitorando ao mesmo tempo e automaticamente suas: (i) transações bancárias (depósitos e pagamentos); (ii) movimentações das máquinas de cartão de crédito; (iii) emissão de notas fiscais (notas de saída ou cupom fiscal); (iv) notas de entrada; (v) informações do balanço patrimonial; e diversas outras informações relevantes do dia-dia das empresas.
Toda essa busca de informações se dá no âmbito Municipal, Estadual e Federal. Com isso o governo consegue amarrar toda a movimentação de pessoas físicas e jurídicas em todo o território nacional.
O acompanhamento e controle da vida fiscal das empresas ficará tão aperfeiçoado que a Receita Federal passará a oferecer a declaração de imposto de renda já pronta, para validação do contribuinte, o que poderá ocorrer em um futuro não muito distante.

Diante de tamanha vantagem da fiscalização com as novas tecnologias, recomenda-se aos contribuintes que revisem e melhorem os procedimentos e sistemas de gerenciamento fiscal e bancário. Não haverá mais espaço para fraudes e amadorismo.

Atenciosamente,

Renato Oliveira / Gol Contabilidade